A Endodontia (também conhecida como tratamento de canal) é uma especialidade da odontologia que se concentra em doenças da polpa dentária e suas estruturas de suporte. O tratamento endodôntico é necessário quando a polpa fica inflamada ou infectada.
As razões mais comuns para essa inflamação/infecção podem ser cavidades profundas (cáries), repetidos procedimentos dentários, rachaduras ou fraturas em um dente. Trauma também pode causar inflamação e muitas vezes aparece como descoloração do dente. Se não tratada, pode levar a dor e até causar um tumor.
Muitas pessoas têm essa crença, mas a resposta é NÃO! Hoje em dia os casos de endodontia são resolvidos de forma rápida e tranquila, com anestesias locais, sem causar nenhum risco ou dor.
Na parte interna do dente, existe um tecido macio, a polpa dentária. A polpa contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo responsáveis pela formação da dentina e do esmalte durante o desenvolvimento do dente. É na polpa que ocorrem as infecções/inflamações do dente.
Embora a polpa seja importante durante o desenvolvimento do dente, não é necessária para a função dele. O dente continua nutrido pelos tecidos que o rodeiam mesmo depois que a polpa é removida.
No tratamento de canal, o endodontista remove a polpa inflamada/infectada, cuidadosamente limpa e molda o sistema do canal e, em seguida, seja a raiz do dente. Uma vez terminado o tratamento, você retornará para uma restauração permanente. A restauração é parte importante do tratamento, pois sela os canais limpos, protege o dente e o restaura para funcionar.